É a disciplina da Medicina Dentária que estuda, previne e trata as doenças das gengivas e da estrutura de suporte dos dentes.
A acumulação de tártaro (“pedra nos dentes”), acumula maior quantidade de bactérias junto da gengiva, fazendo com que esta comece a deitar sangue espontaneamente ou durante a escovagem dos dentes.
Se não fizer uma boa higiene oral e visitas regulares ao Dentista para remover essa pedra ( destartarização / Limpeza ), a camada de tártaro vai aumentando, as gengivas vão ficando cada vez mais inflamadas e mais sensíveis ao toque, perda de estrutura óssea começando a aparecer a raiz dentária e o dente começará a ter mais sensibilidade e mobilidade.
Deverá fazer a limpeza do tártaro regularmente (de 6 em 6 meses) de forma a evitar o aparecimento da doença periodontal e, consequentemente vir a perder os seus dentes por abanarem.
Doente já com Periodontite; observa-se exposição radicular devido à perda de osso e consequentemente da gengiva; dentes com mobilidade
Na consulta de destartarização, deverá aplicar Flúor para fortalecer o esmalte dos seus dentes e fazer jato de bicarbonato de sódio para remover pigmentos dentários. Muitas vezes é imprescindível fazer a limpeza do tártaro infra-gengival através de uma curetagem indolor.
Ambos os casos apresentam presença de tártaro – “pedra” e pigmento dentário. Só na clinica dentária é que conseguimos remover.
Para além da correta escovagem deverá utilizar fio dentário e escovilhões interdentários no caso de o espaço entre os dente ser maior, de forma a manter uma excelente saúde oral.
Fio Dentário
Escovilhões interdentários