Estética Dentária – Dentisteria

É uma doença que afeta quase 90% da população.

As cáries (cavidades nos dentes) são provocadas por bactérias presentes na boca que desmineralizam o esmalte fazendo um pequeno buraco no exterior do dente e avançam para o interior do dente (onde cavitam mais o dente). Se não forem devida e atempadamente tratadas pelo Médico Dentista, podem chegar perto da zona do nervo do dente e provocar dor.

Evolução do processo cariogénico – desde um ligeiro ponto até que sem tratamento chega à zona do nervo

Quando a cárie não é muito extensa pode-se tratar através de uma restauração. Se fôr mais extensa pode ser necessário desvitalizar o dente (tratamento endodôntico) de forma a deixar de existir dor ou sensibilidade no dente.

Não tratar uma cárie pode resultar na perda precoce do dente.

Restauração

Por fora do dente só se observa um ponto escuro, mas à volta desse ponto o dente apresenta um halo esbranquiçado, sugerindo a presença de uma cavidade maior

Remoção do tecido cariado

Através de um raio x digital, existente na nossa clinica dentária, comprova-se que a cárie existente já é bastante extensa

Restauração efetuada

A existência de uma boa higiene oral, utilização do fio dentário, dentes alinhados e uma alimentação pobre em açúcares prolonga a durabilidade da restauração.

As restaurações dentárias requerem revisões periódicas no dentista, pois poderão fraturar ou até mesmo criar novamente cárie por baixo do compósito que só é possível detetar por um profissional qualificado.