Próteses Dentárias Removíveis

Utilizam-se na ausência total ou parcial de dentes. Vulgarmente chamadas de “placas” ou “dentaduras”.

A sua utilização restabelece a função mastigatória, estética e fonética.

Como o nome indica, são próteses removíveis, podendo colocar-se e retirar-se da boca sempre que o paciente desejar. Apoiam-se na gengiva e por vezes nalguns dentes. Podem tornar-se fixas se forem suportadas por implantes dentários.

Existem 3 tipos de próteses dentárias removíveis

Aconselha-se a sua utilização em pessoas que tenham poucos dentes ou nenhuns. São cor-de-rosa de forma a imitar a tonalidade da gengiva. Permitem o acrescento de dentes ao longo do tempo e por vezes a colocação de uns ganchos. São próteses que realizadas na nossa clínica dentária são bastante económicas.

São próteses dentárias removíveis, semelhantes às acrílicas, mas com alguma flexibilidade o que lhes permite serem mais leves, mais resistentes à fratura, melhor adaptação aos tecidos moles, portanto mais confortáveis para o paciente. São um pouco mais dispendiosas e difíceis de consertar em caso de fratura ou acrescento de dentes.

Não permitem o acrescento de qualquer dente que a pessoa venha a perder. São próteses um pouco mais dispendiosas, mas muito mais confortáveis.

Aconselha-se a sua utilização em pessoas que tenham alguns dentes naturais e gengivas saudáveis. A sua estrutura interna é em metal, sendo por isso mais resistentes à fratura. Apoiam-se nos dentes naturais e na gengiva. São de fácil adaptação, por serem menos volumosas que as próteses dentárias acrílicas.

Qualquer prótese dentária removível necessita de ser retirada entre as refeições para higienização. Existem diversos produtos no mercado não só para a higiene das próteses, como para ajudar na sua fixação às gengivas.

Apresentam um período de vida limitado, devido ao desgaste do acrílico e constantes alterações da boca (com o tempo começam a ficar mais desajustadas e mais largas).

A retenção das próteses dentárias removíveis na boca por vezes é complicada. Nesta situação a única solução é recorrer aos implantes dentários.